quarta-feira, 10 de junho de 2009

Audiência Pública

Câmara debate qualidade da água em bairro


Qualidade da Água: este foi o tema da Primeira Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Piraí do Sul. O encontro ocorreu ontem (09), no Salão de festas do bairro Piraí Mirim. O trabalho foi dirigido pela Comissão de Saúde da Casa e esteve lotado com a presença de muitos moradores.
.
A idéia de se realizar uma Audiência para discutir a qualidade da água no Piraí Mirim surgiu dos trabalhos da comissão especial de saúde da Câmara Municipal. Enquanto observavam, em vários pontos, o andamento da saúde na cidade, os membros ficaram cientes de que a água da comunidade estava contaminada, conforme estudos de 2008. Preocupados com a situação, os vereadores tiveram a iniciativa de debater a questão com os setores competentes e moradores do bairro, para evitar futuros danos ao povo.
.
Para a realização da reunião, a Câmara reivindicou, por quase mês, o laudo que apresenta as pesquisas feitas pela UEPG, referentes à qualidade da água na região. Os documentos confirmam contaminação em grande parte do bairro e demonstram uma situação preocupante. Daí a necessidade de orientar a comunidade e traçar metas para resolver o problema.

Foram convidados para a Audiência todos os órgãos da área de saúde e meio ambiente da cidade. Participaram da mesa: os membros da Comissão de Saúde da Câmara formada pelos vereadores Maricelso Ribeiro (PC do B), Tânia Regina Dátola de Mello (PSDB), Dalney Maciel Bueno (PPS) e Edson Staron (PSB); também os vereadores presentes Alfredo Prestes Milléo (PMDB), Henrique Kusdra (PSDB) e José Pedro Teixeira (PT); o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isidoro de Moura Filho; o técnico ambiental Rodrigo Pasos Moreira; além do Deputado Péricles de Mello (PT - Ponta Grossa), que esteve representado pelo Chefe de Gabinete, Paulo Cenora. As secretarias da Saúde e Meio ambiente, além da Vigilância Sanitária do Município e SANEPAR não compareceram com representante.
.
Durante os debates, todas as instituições representadas apresentaram problemas e discutiram possibilidades. O assessor do Deputado Péricles, Paulo Cenora, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa e destacou a importância do contato direto entre o Legislativo e comunidade. “Isto mostra que eles (vereadores) estão dando a resposta de trabalho em favor do povo”, disse.
.
Os moradores do bairro ficaram lisonjeados com a presença das autoridades. A moradora Zeneide de Fátima Bueno elogiou e ficou bastante satisfeita com a proposta da Câmara. “O trabalho foi muito bom. Esta é a primeira vez que vereadores chegam até nós”, conta. Ela disse também, que espera que o Legislativo interceda diante dos problemas urgentes no bairro. “Acredito que haverá mudança. Até hoje ninguém se importou com a água no meio rural”, lamenta.
.
O vereador presidente da Câmara, Maricelso Ribeiro ficou feliz com a Audiência e enfatizou a união entre poderes e a comunidade. Ele ainda destacou que o trabalho do atual Legislativo se diferencia por ser democrático. “Esta é uma gestão onde todos têm voz ativa. Aprendemos a trabalhar as diferenças numa união em favor do povo”, diz. O vereador também falou que a câmara realiza o seu papel de legisladora estando próximo da comunidade.
.
A comissão de saúde irá se reunir ainda nesta semana para discutir todos os assuntos levantados na Audiência e assim intervir diante dos órgãos responsáveis buscando sanar todos os problemas de contaminação no bairro.
.

Um comentário:

  1. boa tarde !
    Tenho 01 imovel e mais 3 terrenos no loteamento 3 santa , um belo local mas pouco os prefeitos tem feito por este bairro que por sua vez cresce cada dia mais .falta de iluminaçao publica,esgoto,e es ruas sempre em pessimos estado,até quando ficaremos esperando?ou o que sera preciso para que mude esta situaçao,pois promessas nao resolvem poeiras,esgotos,e asfaltos,abraços a vc maricelso que nos de uma atençao por especial neste bairro .
    abraços.j

    ResponderExcluir