quinta-feira, 1 de julho de 2010

Especial

.
Não precisa ser “político”, basta ser “cidadão”!
.
* Por Maricelso Ribeiro

.
O que move o mundo são dois poderes, o “poder político” e “poder econômico”. O que pouca gente percebe é que o poder econômico é conduzido por uma minoria de pessoas que detém o poder político. Antes da eleição a promessa é sempre por uma “participação popular”, mas infelizmente depois da posse a prática tem demonstrado que o “povo não tem vez” nas decisões que podem modificar a sua vida, para pior, ou melhor. Basta perceber que as “audiências públicas” são sempre em horários impróprios para participação das pessoas e o “poder executivo” se acha o “dono da verdade” e “sabedor das necessidades da população”. Dessa forma nem sempre a saúde, segurança, emprego e o bem estar da população são prioridades, e são substituídas em obras desnecessárias e “dê-lhe festa, pão e circo”.
.
Essa argumentação vinda de um vereador parece estranha, mas não deve causar espanto, é que “não sou político”, sou apenas “um cidadão indignado com mandato popular”. Não me conformo que a maioria das Câmaras de Vereadores seja “subordinada ao poder executivo” e que façam vistas grossas ao seu verdadeiro papel de “legislar, fiscalizar e julgar as contas do prefeito”. Quem sabe essa seja a principal razão de eu ser autor da proposta da instituição da “Câmara Mirim” em Piraí do Sul, pois acredito que se alguma coisa tiver que ser transformada será após a conscientização da nossas crianças e adolescentes, que serão com certeza o futuro cidadão.
.
Temos que deixar de nos preocupar apenas com que tipo de planeta vamos deixar para nossos filhos e netos, temos sim que nos preocupar com que tipo de cidadãos vamos deixar para nosso planeta.
.
* Texto publicado no Jornal da Manhã - Ponta Grossa, edição do Dia 01/07/2010 - Tribuna Livre: acesse: www.jmnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário