sábado, 15 de maio de 2010

Câmara Mirim

Reunião esclarece dúvidas dos “Vereadores Mirins”
.
Na última terça-feira (11), a Câmara realizou uma reunião com candidatos e representantes de Escolas Municipais para explicar sobre o processo eleitoral do Projeto “Câmara Mirim”. O encontro serviu também para que cada estudante inscrito recebesse um número para o desenvolvimento de sua campanha, (a partir do 100, para não caracterizar interferência partidária) e esclarecesse dúvidas sobre o assunto. O debate foi conduzido pela Presidência da Casa, vereador Maricelso Ribeiro (Pc do B) juntamente com a Comissão Eleitoral, formada pelos vereadores Dalney Bueno (PPS), Edson Staron (PSB) e Tânia Dátola de Mello (PSDB).

>>> Número de Candidatos


A eleição terá 126 candidatos concorrendo para nove vagas. Ao todo, foram inscritos mais de 150 alunos. Algumas das candidaturas foram canceladas (indeferidas), pois existiam vários estudantes com idade inferior a 12 e superior a 15 anos, o que a Lei Municipal N º. 1.713/2009 (institui a Câmara Mirim), não permite.

Participarão sete instituições de ensino em três categorias: alunos de 5 e 6 série (serão 27 candidatos para três vagas); de 7 e 8 série (serão 87 concorrentes para três vagas); e estudantes das séries iniciais do Ensino Médio (Serão 12 candidatos para três cadeiras). O Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (CEJQN) teve maior número de inscrições, totalizando 101 candidatos, seguido pelo Colégio Professor Leandro Manoel da Costa com 30 inscritos. O Colégio Rivadávia Vargas e a Escola Eurides Martins (Bairro Capinzal) terão oito (08) concorrentes. O Colégio Santa Marcelina, a Escola Pedro Solek (Bairro Piraí Mirim) e Escola Padre Anchieta (Bairro Ressaca) terão dois (02) representantes cada.

A Campanha eleitoral se iniciará nesta semana e a eleição será no próximo dia 28 de maio (sexta-feira), das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h00. Cada eleitor terá que votar três vezes, sendo um voto para cada categoria. Em todas as escolas haverão urnas e todos os alunos com idade entre 12 e 15 anos terão direito a votar . A apuração e a contagem ocorrerão no Colégio Jorge Queiroz Netto a partir das 16h30.

Conforme o vereador Maricelso Ribeiro, o número de candidaturas superou as expectativas da Câmara Municipal. Ele explicou que o aluno, para ser um vereador, terá que ser responsável primeiramente com a disciplina e média em sua escola. Da mesma forma, destacou que o projeto incentiva à participação desde cedo dos jovens nas decisões importantes da sociedade. “Cada aluno tem que entender que toda proposta do município passa pela Câmara. Por isso é preciso que compreendam que o Legislativo é um espaço de debate para melhorar a vida da comunidade”.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário