terça-feira, 2 de junho de 2009

II Encontro Nacional de Vereadores do Brasil

.

O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul, Maricelso Ribeiro, participou nos dias 27 a 29/05, em Brasília – DF, do “II Encontro Nacional de Vereadores do Brasil - A Integração do Vereador no Congresso Nacional”. O evento contou com a presença marcante de parlamentares de expressão nacional, que fizeram questão de ressaltar o verdadeiro papel do vereador como agente social. Numa concorrida solenidade de abertura, a União de Vereadores do Brasil – UVB conseguiu reunir quase 600 vereadores das mais variadas regiões do País, que discutiram a integração do vereador dentro do processo político legislativo.

Numa parceria UVB e Controladoria Geral da União – CGU foi lançada oficialmente a cartilha “O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais”. O livro visa orientar os vereadores sobre seu papel de fiscalizador das aplicações dos recursos públicos e assim aprimorar, de forma técnica, a atuação do poder legislativo municipal no controle da gestão de tais recursos.

A abertura do II Encontro de Vereadores foi prestigiada pelo secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, e toda diretoria da UVB, além dos Deputados Federais Roberto Brito (PP-BA), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Emilia Fernandes (PT-RS), Alfredo Kaerfer (PSDB-PR) e Pompeu de Mattos (PDT-RS). Na oportunidade o senador Aluizio Mercadante (PT-SP) palestrou sobre o “Processo de Integração do Mercosul”.

A programação contou com várias palestras. O Deputado Federal Antonio Mendes Thame (PSDB-SP) falou sobre “Municipalismo e Credibilidade da Câmara no Voto Aberto”; o Ministro Roberto Mangabeira Unger tratou da “Crise Financeira – Reflexos e Oportunidades”; O Deputado Federal Colbert Martins (PMDB-BA) discorreu sobre a “ Lei 11.445 - Política Nacional de Saneamento Ambiental” e sobre ”Executivo e Legislativo - Agentes Promotores do Desenvolvimento”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário