terça-feira, 25 de agosto de 2009

Encontro Uvepar


Nos dias 19 a 21 de agosto aconteceu o 1º Encontro Estadual sobre Empreendedorismo nas Câmaras Municipais, promovido pela Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), em Curitiba, PR. O encontro serviu para o lançamento do Guia do Vereador Empreendedor, publicado em parceira com o Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), com o apoio do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e do Grupo Uninter.

Na oportunidade também houve a cerimônia de posse da Nova Diretoria da Uvepar, eleita para um mandato de dois anos. O evento reuniu algumas das maiores lideranças políticas do Estado: o Vice-Governador Orlando Pessuti (PMDB), o Senador Osmar Dias (PDT), o Prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e ainda a Presidente do Diretório Regional do PT, Gleisi Hoffmann.

O Vereador e presidente da Câmara Maricelso Ribeiro (PC do B) esteve presente no evento. Ele foi eleito para fazer parte da nova diretoria da Uvepar.

Empreendedorismo:

O vereador Maricelso Ribeiro acredita que Câmara Municipal de Piraí do Sul está adiantada em relação ao tema “Empreendedorismo”. Isto porque o Legislativo Piraiense promoveu uma discussão, no mês de julho, sobre a Lei Geral da Microempresa com contadores, micros empresários e Secretários Municipais. “Através do debate conseguimos melhorar o Projeto de Lei que veio do Executivo”, concluiu.

Sobre o assunto, a Deputada Estadual Rosane Ferreira (PV), disse os municípios estão diminuindo cada vez mais, pois a população está buscando emprego nas grandes cidades. Ela destacou a importância do papel do vereador enquanto empreendedor, em se preocupar com o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, para que o indivíduo tenha condições de viver em sua cidade.

Já o vice-governador Orlando Pessuti comentou, na abertura oficial do encontro, que "o Guia do Vereador Empreendedor é uma mostra de que é possível buscarmos, na sociedade, parcerias de qualidade entre o setor público e o privado. Os legisladores municipais não podem e não devem se limitar ao seu gabinete. Esta publicação é uma prova de que os vereadores do Paraná caminham nesta direção e buscam oferecer o melhor à sociedade".

A presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o Guia mostra a preocupação dos vereadores de se qualificar. "Isso proporciona maior representatividade aos legisladores municipais e prova que, juntos, fazemos a diferença".


Executivo + Legislativo

Outro assunto discutido no Encontro foi a relação entre Poder Executivo e Legislativo. Todos os políticos e palestrantes enfatizaram que Executivo precisa cada vez mais ter uma relação de respeito e moderação com seus vereadores. O papel do vereador foi enaltecido através das falas dos políticos:

“...o senador Osmar Dias disse que a representação dos vereadores é de extrema importância para a comunidade. "Meu suplente é um ex-vereador, o Jorge Bernardi. Os vereadores são o elo mais próximo das pessoas e podem contribuir significativamente com sugestões para a melhoria da segurança, da saúde e de tantas outras áreas vitais para o desenvolvimento do estado", afirmou. Por este motivo, o senador criticou o projeto, em tramitação no Congresso Nacional, que reduziu o número de vereadores, e convidou os legisladores municipais a participar da elaboração de um projeto de desenvolvimento para o Paraná”.

“... O prefeito de Curitiba, Beto Richa, destacou o papel dos vereadores no desenvolvimento dos municípios e no fortalecimento da representatividade popular. "O prefeito que compartilha sua gestão com os vereadores ganha maior representatividade", comentou. Beto também elogiou o lançamento do Guia. "Os vereadores são os representantes de cada comunidade, os defensores dos interesses da população e, na medida em que se unem em torno de um objetivo importante, como é a capacitação, irão exercer melhor seus mandatos, apresentar melhores projetos e a população sai ganhando", avaliou”. (Fonte: Uvepar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário