sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Segurança



Integrantes discutem reativação do Conseg
.




.


No mês fevereiro, o Conselho Comunitário de Segurança de Piraí do Sul (Conseg) esteve reunido para reorganização e formação uma nova diretoria. Participaram do evento, representantes de vários poderes como a Juíza, Promotora de Justiça, Polícias Militar e Civil, Poder Legislativo e outros órgãos da área de segurança municipal. Os eventos ocorreram na Câmara Municipal (em duas reuniões).
.
Os trabalhos debateram uma série de problemas na área de segurança pública municipal. Além disso, traçaram metas e objetivos a serem cumpridos na cidade bem como a atuação eficiente do Conselho em Piraí do Sul. O propósito dos membros é que o órgão seja mais atuante, funcionando como um mediador entre a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
.
Um dos assuntos mais debatidos foi o efetivo da Polícia Militar de Piraí do Sul. Conforme os participantes há uma grande carência de material humano acarretando dificuldades na checagem das ocorrências em todo o município. Segundo as autoridades, há muitos problemas, já que o número de policiais disponíveis não consegue dar conta da demanda existente.
.
Neste aspecto, foi abordada a participação da sociedade no registro de ocorrências. Conforme foi discutido, as ocorrências, apesar de ser em grande número, não são registradas pela comunidade. A falta destes registros prejudica a cidade na busca de recursos e até aumento do efetivo da Polícia.
.
O ex-Presidente do Conseg, Alcimar Jesus Amaral da Silva, que conduziu os trabalhos, disse que as reuniões foram excelentes e serviram como ponto de partida para a reativação do conselho. “Conseguimos reunir todos os órgãos envolvidos com segurança no município, ou seja, o Ministério Público, o Judiciário, a Policia Civil, a Policia Militar”. Além disso, conforme Alcimar, o encontro “reuniu pessoas interessadas da comunidade para melhorar a segurança no município”.
.
O vereador Maricelso Ribeiro (Pc do B), presidente da Câmara e antigo membro da diretoria ressaltou a participação direta das autoridades municipais e de órgãos ligados à segurança pública. “Isto mostra que todos estão querendo trabalhar”. Ele lamentou a ausência da comunidade, uma vez que o evento foi bastante divulgado nos veículos de comunicação da cidade e reafirmou a necessidade da participação popular. “É preciso organização da comunidade para fazer pressão. Sem pressão nada acontece”, acredita.
.
A idéia do Conseg, conforme Alcimar é que o órgão colabore nas atividades de manutenção e prevenção da ordem pública, junto com as Polícias Civil e Militar. Segundo ele, o conselho busca também promover ações preventivas voltadas para jovem no sentido de combater as drogas que o principal problema de segurança no município.