quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vereador Maricelso participa de entrevista na Rádio Brotas

O vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) participou na última segunda-feira (05/12) de uma entrevista no Programa Jornal do Meio Dia, na Rádio Brotas-AM de Piraí do Sul. Na oportunidade o vereador explicou os problemas de segurança pública e saúde do município. Confira abaixo a entrevista:

..............................................................................................................
>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, faça um diagnóstico de Piraí do Sul de ontem e de hoje, referente a Segurança Pública.

MARICELSO: Piraí do Sul já foi uma cidade pacata, hoje não é mais. Ocorre alto índice de ocorrências policiais, principalmente decorrente do uso abusivo de álcool e também drogas. Há perturbação do sossego de carros com sol altíssimo, escapamento de motos barulhentas, além de algazarras no centro da cidade que tem dado o que falar. Nos finais de semana, gangues se organizam e apavoram quem passa por lá. Brigas acontecem sempre, cavalinho de pau, motos empinadas e até racha. Bebedeira na rua, na praça ou em qualquer lugar. Garrafas quebradas nem se fala. Como cidadão fico indignado com esta triste realidade. Como vereador me sinto envergonhado e na obrigação de fazer alguma coisa. Por isso tenho tentado desde que assumi o mandato apresentar Projetos de Leis, Requerimentos e Indicações que tratem do assunto.


>>RADIO BROTAS: Sobre as bebedeiras nas ruas e praças do centro da cidade o que pode ser feito, afinal fica feio para uma cidade que quer ser turística, ter como destaque coisas desse tipo. Quem vem de fora não vai levar uma boa recordação, você não acha?

MARICELSO: Concordo plenamente, por isso sou autor da Lei Municipal Nº 1.704/2009 que disciplina a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, ou seja, ruas e praças. Para que a lei surta efeito é necessário que o PREFEITO FAÇA A PARTE DELE firmando convênio com as Polícias Civil e Militar para auxiliá-lo na fiscalização do cumprimento da presente Lei, sendo auxiliado ainda pelo Conselho Tutelar, Fiscais do Município, Autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança e Central de Monitoramento, cada um atuando dentro de suas funções e limites constitucionais.

>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, se a Lei SECA de sua autoria, que proíbe bebedeira em ruas e praças da cidade é de 2009, o que é preciso ser feito para ser cumprida já que estamos em 2011?

MARICELSO: É pra você ver, como vereador tenho feito a minha parte. Cabe ao Prefeito fazer a parte dele. Basta que o prefeito ESCALE OS FISCAIS da prefeitura para trabalhar a noite junto com POLICIAIS MILITARES e CONSELHO TUTELAR para que o INFRATOR seja autuado e responda pelo crime de perturbação do sossêgo. Penso que a sociedade também tem que fazer a sua parte para que essa lei seja praticada e efetivada pra valer. Temos que deixar aquela cultura de DEIXAR COMO ESTA PARA VER COMO É QUE FICA, temos fazer BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA DELEGACIA para justificar a vinda de mais policiais para nossa cidade e melhorar a nossa segurança como um todo.


>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, além desta lei existe mais alguma coisa a ser feita para melhorar a Segurança Pública em nossa cidade?

MARICELSO: Sem dúvida que sim. Basta também o PODER JUDIÁRIO fazer valer a portaria que disciplina horário e permanência de jovem e adolescente na rua desacompanhado dos pais. Basta o PREFEITO fazer valer a LEI MUNICIPAL de autoria do Ex-vereador Elias Mainardes que disciplina horário de funcionamento de BARES, LANCHONETES, DANCETERIAS e CONGÊNERES. E para melhorar ainda mais o PREFEITO deveria atender nossos requerimentos que trata da Instalação de CÂMERAS DE VIGILÂNCIA em pontos estratégicos do município, bem como CENTRAL DE MONITORAMENTO em local apropriado para medidas cabíveis.

>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, a dependência química tem destruído sonhos de muitos jovens e trazido a desgraça para as famílias. Em sua opinião o que pode ser feito para que não haja tantos jovens vítimas do tráfico de drogas?

MARICELSO: A primeira coisa a ser feita é a prevenção, ou seja, esclarecer que a droga leva a 03 caminhos: MANICÔMIO, CADEIA e CEMITÉRIO. Para cada 01 dependente de droga 31 pessoas são envolvidas. Quando se percebe essa desgraça humana a família não pode cruzar os braços ou fazer vista grossa tem que ter atitude. É triste, mas é preciso perceber que quando o dependente não consegue mais estudar, trabalhar e objetos começam a sumir de casa, ainda se torna indiferente ou torna-se violento esse não é mais seu filho(a)é FILHO(A) do TRÁFICO, ou seja, deve obediência apenas ao traficante. Por isso é preciso agir rápido, buscar ajuda de quem já passou por essa triste experiência. No momento pode procurar a PASTORAL DA SOBRIEDADE, tem reunião todas as quintas-feiras as 20h na CRÍPTA DA IGREJA SÃO JOSÉ, é independente de religião. Deve ouvir todas as terças-feiras na Rádio Brotas a NOVENA DA PASTORAL DA SOBRIEDADE. Outra coisa a ser feita é sempre ajudar a POLICIA CIVIL no DISQUE DENÚNCIA 181, é anônimo e seguro, assim fica mais fácil tirar de circulação esses traficantes que não tem escrúpulos e querem a qualquer custo escravizar o ser humano. Seu foco no momento são as escolas, por isso todos nós devemos ficar de olhos bem abertos.



>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, quando o jovem já é dependente químico, torna-se um caso de saúde pública, o que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura pode fazer nesta situação?

MARICELSO: Este é um assunto que me preocupa muito, por isso em 2009 fui autor da Lei Municipal que instituiu o Conselho Municipal de Antidrogas – COMAD de Piraí do Sul que, tem como objetivo integrar-se ao esforço nacional de combate às drogas, e dedicar-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas. Esta lei prevê Instituição do Programa Municipal Antidrogas, destinado ao desenvolvimento das ações de redução da demanda de drogas. As despesas decorrentes da presente lei deverão serem atendidas por verbas próprias do orçamento municipal, ou seja, é necessário INSTITUIR e REGULAMENTAR o FUNDO MUNICIPAL ANTIDROGAS. Para tanto estou reapresentado hoje mais um requerimento neste sentido, da mesma forma estaremos junto com mais vereadores apresentando EMENDA AO ORÇAMENTO, para que o município faça convênios com Casas de Recuperação para dependentes químicos com recursos previstos no neste fundo. Como pode ser observado esta lei também é de 2009, não há dúvida que esta faltando vontade política do prefeito para que seja efetivada.

>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, você enfatizou que esta faltando vontade política do prefeito para que estas lei de Segurança pública sejam cumpridas, como convencer então o prefeito a cumpri-las:

MARICELSO:
Digo isso com base na LEI ORGÂNICA DO MUNICIPIO DE PIRAÍ DO SUL, Seção II Das Atribuições do Prefeito, Artigo 65: Ao prefeito, como chefe da administração, compete dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Município, bem como adotar, de acordo com a lei, todas as medidas administrativas de interesse público, desde que não exceda as verbas orçamentárias. Artigo 66: compete ao prefeito, entre outras atribuições: XV- prover os serviços e obras da administração pública; XIX- Resolver sobre os requerimentos, reclamações ou representações que forem dirigidas.


>>RÁDIO BROTAS: Vereador MARICELSO, apenas uma pergunta sobre saúde que o povo quer saber. O que se passa no POSTO DE SAÚDE CENTRAL que sempre esta faltando médico para atender a população?

MARICELSO: No dia 24/11 (quarta-feira) período da tarde não houve atendimento aos pacientes por falta de médicos no Posto de Saúde. O mesmo fato ocorreu em 26/11(sexta-feira) no período da manhã, e pelo que se sabe o médico deixou de atender o Posto de Saúde para ser PLANTONISTA no HOSPITAL SÃO CAMILO. A falta de atendimento médico no Posto de Saúde vem causando transtorno aos pacientes da REDE BÁSICA DE SAÚDE; Considerando, que mesmo faltando médico o recém contratado Dr. CIDCLEY DA SILVA MELLEO (efetivado por concurso público) ainda não foi escalado para atendimento médico na REDE BÁSICA DE SAÚDE. Sendo, que foi escalado para atuar como MEDICO AUDITOR, dessa forma não tendo contado com pacientes. Na condição de vereador me senti na obrigação de requerer do prefeito, com conhecimento do MINISTÉRIO PÚBLICO, que o Médico Dr. CIDCLEI DA SILVA MILLEO seja escalado para prestar seus serviços de CONSULTA MÉDICA aos pacientes da REDE BÁSICA DE SAÚDE, em atenção ao CARGO e FUNÇÃO que prestou Concurso Público. Defendi no requerimento que em medida de urgência seja priorizado o SER HUMANO e agilizado para que não continue faltando atendimento médico no Posto de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário