sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Opinião


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A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE MUDANÇA


O Educador “Paulo Freire” nos faz refletir sobre nossa existência no mundo e nosso papel na sociedade, como ser humano. O homem na condição de “ser inacabado” possibilita que o processo educacional possa interferir na realidade individual de cada um, deixando de ser “objeto” e passando a ser “sujeito” da sua própria história, reafirmando dessa forma, que “ninguém se educa sozinho e ninguém educa ninguém”. Já dizia o filósofo e psiquiatra alemão “Kari Theodor Jaspers”, que “eu sou na medida em que os outros também são”.
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Quando uma sociedade está a serviço da reprodução de um sistema que nem sempre lhe é favorável, podemos afirmar a sua condição de sociedade-objeto ou alienada. A passividade e a reprodução de culturas alienadas é resultado de atitudes de dirigentes que oscilam entre um otimismo ingênuo ou um pessimismo ou desespero.
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Vivemos num período em que a sociedade vive um momento de transição entre a “alienação” e a “libertação”. O “velho pensar e fazer” tem valor, na medida em que há necessidade da busca de “novos caminhos de participação no poder” de acordo com a realidade vivida. É percebido nas “massas populares” que a educação abre caminhos de participação democrática com direito a voz e voto nas decisões no processo político. Essa atitude “preocupa as elites” que buscam como alternativa a criação de instituições assistencialistas no sentido de domesticá-las, para que permaneçam “deitados eternamente em berço esplendido”.
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Neste período de transição é possível perceber que nas sociedades latino-americanas, mesmo com os avanços na busca de uma “consciência criadora, comunicativa e democrática”, ainda “prevalece a educação vertical”, ou seja, o “educador” ainda se posiciona como “um ser superior” que “ensina ignorantes”. Essa “concepção bancária de educação” forma indivíduos medíocres impossibilitados de ativar seu estímulo criador, prevalecido no sistema tradicional educacional de consciência ingênua.
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Neste processo de transição educacional a pedagogia poderá contribuir de sobremaneira desde que o educadores tenham consciência que “a educação é a ciência e a arte que dá a luz àqueles que se encontram nas trevas da ignorância, que jamais lhe será absoluta”. Dessa forma, a escola cumprirá seu papel de comprometimento e transformação da realidade, superando a consciência ingênua e desenvolvendo a consciência crítica de cidadania.
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Praticamos a cada dia os ensinamentos de “Paulo Freire” nas atividades do nosso mandato de vereador, que é apenas um instrumento popular a serviço daqueles que estão deixando de ser “objeto” e tornando-se em “sujeito” da sua própria história, quando reivindicam de forma coletiva os seus interesses e marcam presença nas Sessões da Câmara Municipal.
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Maricelso Ribeiro, Educador e Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul.

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AÇÃO:
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Nas últimas sessões os cidadãos piraienses têm acompanhado, em grande número, o trabalho do Legislativo. Um fato que nunca se viu na história da Câmara Municipal de Piraí do Sul. Todos os bairros já estiveram mobilizados para reivindicar aos vereadores as suas necessidades. Cada um cumprindo seu papel, de cobrar atitudes dos seus representantes. Isto demonstra dedicação e vontade pela mudança. É a ação do povo que não espera, mas busca construir, junto com o Legislativo, uma sociedade melhor.
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Parabéns a todos os piraienses!
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Não se esqueça. As sessões ocorrem todas as segundas-feiras às 19h00.


.......................................................................................Sessão 03/08/09


...............................................................Sessão 24/08/09






Câmara Municipal de Piraí do Sul – Largo Frei Guido Hussmann, 285 (próxima à antiga rodoviária) – Fone (42) 3237 1119.

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