sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Reunião debate Rede de Esgoto

.
Encontro promovido pela Câmara visa esclarecer dúvidas sobre obras da Sanepar
.


.
Nesta quarta-feira (02), a Câmara de Piraí do Sul promoveu uma reunião com a equipe Regional da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) de Telêmaco Borba. O encontro ocorreu dois dias após a criação da Comissão Especial para avaliar os serviços da companhia no município. Na oportunidade foram discutidos assuntos relacionados às obras de rede de esgoto na cidade. O evento ocorreu no prédio do Legislativo e contou com a presença de engenheiros e técnicos da empresa, além dos vereadores piraienses.
.
O objetivo do encontro foi esclarecer as principais dúvidas dos vereadores em relação às construções da empresa e informá-los sobre a situação em que se encontram muitos bairros do município. Durante a reunião, a equipe técnica da Sanepar apresentou ao Legislativo, através de mapas, todas as obras que foram executadas nos últimos anos em Piraí do Sul. Os especialistas mostraram também que a cidade possui aproximadamente 65% de rede de esgoto.

.
No decorrer do evento os vereadores pediram um cronograma de obras para o término da ligação de rede de esgoto em Piraí. Segundo a empresa, a previsão é que os trabalhos iniciem até o final do ano (num prazo de 90 dias). Eles acreditam que as construções estejam prontas no final de 2010, onde cerca 80% do município estará contemplado com o benefício.
.
A questão mais debatida da reunião esteve relacionada a falta de planejamento urbano para a implantação de novos loteamentos, realizados nas gestões anteriores. Segundo os vereadores, muitas moradias foram feitas de forma irregular, sem possuir rede de água e esgoto. Isto tem causado problema, tanto para a companhia quanto para a atual administração.
.
O Gerente Regional da Sanepar (Telêmaco Borba), Ademir Quintino, que conduziu o debate, disse que as obras de rede de esgoto estão encaminhadas e dependem apenas do processo de licitação para iniciarem. Sobre os vários requerimentos e questionamentos feitos pela Câmara de Piraí do Sul, ele considerou tudo muito natural, no cumprimento da função de cada vereador. “Isto faz parte do processo político. Sem cobranças as coisas não andam”, explicou.
.
O presidente da Câmara Maricelso Ribeiro (PC do B) disse que o debate foi muito proveitoso para que a Sanepar veja que o Legislativo está preocupado com os problemas emergenciais da cidade. Mesmo não apresentando prazos para a Câmara, o vereador ficou satisfeito com as informações da companhia. “Embora não tenham estabelecido um cronograma, deu para esclarecer todos os projetos que a empresa tem para desenvolver no município”, comemora.

.
Após a reunião o vereador Maricelso saiu pela cidade, juntamente com a equipe da Sanepar, para mostrar alguns problemas relacionados ao esgoto. Um dos bairros visitados foi a Vila Santa Terezinha, em que muitos moradores têm utilizado as galerias de águas pluviais como esgoto sanitário. A companhia assumiu o compromisso de orientar a Prefeitura Municipal para resolver a causa.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário